Baile de Dança de Salão na Companhia de Dança Ponto de Equilibrio (2010)
Jhonatan Romão e Barbara David - Zouk
........“De artista e louco todo mundo tem um pouco”. Ouvi isso por toda a minha vida da minha avó, bisavó e de todos os que me antecederam nesta Terra. Eu concordo, mas fico tentado a comentar: como sabemos que somos artistas?
........Em resposta, ninguém sabe que é artista, se desenvolve com o tempo. Eu sou um artista e tenho orgulho de ser, porém, tive que descobrir, às vezes sob duras penas, das minhas capacidades artísticas. Eu costumo dizer – sem tentar estabelecer aqui uma ascensão de meu nome – que sou um artista quase completo: canto, danço, escrevo, toco e atuo. Ai me chega um engraçado e diz que eu faço tudo que um artista faz e respondo que não. Continuo tendo muito a fazer. Mas sei, também, que sou um artista difícil de se encontrar por tudo que já vivi em tão pouco tempo de vida.
........Eu nunca imaginaria que aprenderia a cantar e dançar. Escrevia desde que me entendia por gente e era através disso que eu desabafava minhas angustias, embora breves. Fui me aprimorando, crescendo, amadurecendo e minha forma de escrever foi se alterando, se modificando de acordo com os momentos de minha vida. Ou melhor: se adaptando à minha rotina de vida.
........Instrumentos musicais? Nem aprendi o piui tic tac da tia Cotinha. Mas o meu empenho me fez entrar na banda do meu antigo colégio e crescer a tal ponto de ser convidado por outros colégios para tocar em suas bandas. Dança? Até os 11 anos era um imenso – sempre fui grande para a minha idade – perna de pau. Quando iniciei da dança, era caçoado pelos outros que faziam aula há mais tempo que eu. Empenhei-me e com 13 anos estava formado Professor de Dança de Salão. O mais recompensador foi ver essas pessoas que riam de mim me procurando para aprender as técnicas da dança de salão.
........Cantar? Nunca consegui quebrar a taça de cristal de casa. Um certo dia, um senhor de seus 60 anos me ouvindo cantar na rua me abordou e disse:
........................- Tens uma bela voz. Porque não faz uma aula de canto?
........Devo confessar que fiquei com medo da pessoa. Nunca vi a figura e ele vem com esse papo. Deve estar querendo ganhar dinheiro. Isso continuou em minha mente, até que resolvi levar mais a sério os meus “ensaios de banheiro”. Isso me rendeu – depois de certo tempo – apresentação colegial, perspectiva de montagem da minha banda, um dos solos mais importantes da companhia de teatro na peça de fim de ano e uma vaga de intérprete no bloco que eu freqüentava.
........Falando em teatro, nunca pensei ser capaz de atuar. Quando entrei no meu último colégio, onde fiz meu ensino médio, fui obrigado a participar das peças teatrais – que valiam ponto – da minha turma. Na primeira delas, - eu entrei no segundo ano neste colégio – fui roteirista, diretor e narrador. Mas não aquele narrador da voz do além não, eu aparecia em cena, interagia com os personagens como se fosse um espírito observando tudo. No ano seguinte, fui roteirista, diretor e ator da peça. Capitães da Areia: fiz o Padre José Pedro, personagem esse que aparecia em quase toda a peça. Também ingressei na Cia. de Teatro Castelo Branco, onde interpretei um anjo, um coordenador de uma trupe de teatro mambembe, um trem, um dançarino – ta, esse foi fácil -, e, pasmem, o Sílvio Santos – depois de alguns meses na câmara de bronzeamento artificial.
........A arte me trouxe muita coisa de bom, mas, o que considero mais importante, são as pessoas que conheci nesse tempo. Agradeço aos meus mestres Ubirajara, Guará e João Pedro por todo o apoio que me deram. Sem falar de pessoas que surgiram na minha vida e mexeram com ela de maneira inesperada. Desculpem se eu esquecer alguém: Bárbara David, Daiene Perret, Dani Araujo, Raiza Lopes, Laura Cardoso, Thiago Almeida, Karol Luparelli, entre outras pessoas que entraram na minha vida e me fazem muito bem.
........Aplico aqui uma música que diz tudo o que posso querer falar para as pessoas que ajudei, de alguma forma, com a minha arte:
"Deus me deu a arte como domFoi como nascer numa avenidaMeu primeiro choro foi no Tomfoi pra mim tão bomTenho a fé fortalecidaJá cheguei sabendo a profissãoEla é a missão da minha vidaSe eu puder tocar um coraçãoFaço a minha obrigaçãoEstou sempre agradecida,Agradecida
Abro o coração em oraçãoRezo o meu terçoGrata à vocação,à inspiraçãoQue vem de berçoQue essa luz divina que do alto,venha iluminar meu palco como desce o véu.Sinto a mão do Pai,Que Ele está perto e me seguraManga quando cai no tempo certo está maduraTudo que acontece tem uma razão de serE agradeço aos céus
Obrigada meu DeusPelos casos de amor que eu já fiz começarE das brigas sofridas,de dor que eu também ajudei a curarpelo povo que segue comigoO amigo que vai onde estou pra me ver cantarObrigada meu Deus
Obrigada por tantos valoresO talento das mãos de quem sabe tocarOs poetas e compositores,Essa força que eu sinto no arMinha vida é um show e o roteiro foi Deus quem traçou
(Obrigada – Alcione)
........Aguardo vocês amanhã, meus queridos. Até logo !
* Todos os direitos reservados ao autor em licença Creative Comons
** Para publicar, exponha os seguintes dados: Autor: Jhonatan Romão (www.jhonatanromao.blogspot.com)
* Todos os direitos reservados ao autor em licença Creative Comons
** Para publicar, exponha os seguintes dados: Autor: Jhonatan Romão (www.jhonatanromao.blogspot.com)
Que honra ter sido lembrada como uma das pessoas especiais que a dança trouxe para a sua vida!!
ResponderExcluirTenha a certeza que vc tb é umt especial, brilhante nos seus gestos e palavras, e com o coração do tamanho do seu talento!! =) beijos
eu to ali no meiio! *---* adoorei esse post e seu bloog.. vc tambem mecheu na minha viida, e tenho certeza que vc nao sumirá dela tao cedo.. rsrs..
ResponderExcluirobrigada por dançaar comigo, e nao me deixar sozinha. :D
bejins..
Blog lindo, post melhor ainda, porém esqueceu de escrever o meu nome lá nos agradecimentos,rs
ResponderExcluirO dom é uma forma que Deus criou para que alguns seres humanos sejam especiais, assim como você que canta, dança, interpreta... fora suas qualidades como pessoa, como ser amigo, responsável, amável, dentre outras que possui.
Se isso não é um dom? então não sei como descrever esse rapaz de 1055 qualidades,rs
Continue assim, essa pessoa maravilhosa que és, pois ainda tens muito a descobrir e a te descobrirem!!!!! Se precisar de qqer coisa mesmo longe na cidade dos índios estarei aqui!
Bjão grande e fique com Deus.... muito sucesso na sua jornada!
Amigo,
ResponderExcluirNão lastime. Resista ao Desâmino. Levante a cabeça. Olhe adiante. O sol não pára. As estrelas brilham. Creia na Luz do céu. Prossiga lutando. Proteja seu coração. Use o otimismo. Anseie a paz. Aguarde confiante. Seja paciente. A felicidade lhe Pertence. Você é filho de Deus.
*Abri o livro “Semente de Felicidade” e esta mensagem me pareceu ideal porque vc é mto especial, querido e só desejo coisas boas e sucesso sempre e sempre. Obrigado por Tudoooooo.