Magoar. Termo interessante incutido na mente do ser humano como algo simplesmente péssimo. Algo dolorido, sem precedentes de tristeza. Mas, será que é isso mesmo? Será que a mágoa nunca tem uma pontinha de alegria?
Existem pessoas que dizem estar magoadas com a outra por coisas ínfimas. Por exemplo: “Estou muito magoado com você. Você fumou meu último cigarro e me deixou sem”. Se a pessoa falasse isso por pura gozação, ainda vai... Mas a pessoa guardar isso e realmente se magoar é simplesmente esdrúxulo. Porque não se lembrar de cada uma das coisas boas que o “ladrão de cigarros” fez nos últimos anos? Quantos bons frutos ele trouxe para dentro de sua casa?
O caso fica ainda mais interessante quando se trata de relacionamentos. Quando um casal namora por certo tempo e se separam, eles, geralmente, ficam dias, meses, às vezes até anos, sem olhar um para a cara do outro porque “estão extremamente magoados”. O mais interessante é que assim que estão namorando outra pessoa, procuram o primeiro para mostrar: “Tá vendo... Consegui outro... E esse tem carro importado e espelho no teto do quarto...”
O ficar. Isso é um caso muito estranho na sociedade atual. Duas pessoas ficam. São livres, leves e soltas e não devem satisfação de seus atos a ninguém. Porém, um deles é simplesmente apaixonado pelo outro, enquanto o outro ainda está numa fase meio confusa. Mas, como diz vovó: “A esperança – e a sogra – são as últimas que morrem”. O apaixonado espera de maneira sutil a outra pessoa e, repentinamente, descobre que ela está namorando. A porrada é grande, mas o amor é maior e ele continua firme, sabendo o que quer, apenas esperando o momento certo de agir. É nesse momento que aparece uma celebre frase: “Você sabe que a gente não vai ter mais nada, não é?”. Balde de água fria. Ele pergunta o porque e a resposta é: “para não nos magoarmos”.
Amigos e amigos, acompanhem meu raciocínio: você só se magoa quando você tenta, correto? E se você tenta foi por que você quis, correto? Se você quis, você alimenta um sentimento, correto? Se você alimenta um sentimento, você vive dia após dia ao lado da pessoa, aproveitando cada momento feliz de vocês, correto? Agora me respondam: Uma pequena mágoa pelo fim de um relacionamento – ou de uma tentativa de tê-lo – apagará cada momento maravilhoso que você teve ao lado dessa pessoa? Aguardo sua resposta nos comentários.
Queridos e queridas, deixo aqui meu apelo: não nos abatamos por coisas torpes. Mágoas somente são sentidas quando nós queremos. Enquanto pensarmos que o outro fez um mal para nós, ficaremos magoados. Porém, quando pensarmos nos milhares de benefícios e momentos felizes que o outro nos trouxe, com certeza saberemos perdoar e viver de maneira mais feliz e limpa.
Beijos e abraço.
Fiquem na paz de Deus !
ai, que lindinho o que vc escreveu.
ResponderExcluirconcordo com vc em tudo que escreveu.
" Uma pequena mágoa pelo fim de um relacionamento – ou de uma tentativa de tê-lo – apagará cada momento maravilhoso que você teve ao lado dessa pessoa?"
R.: Jamais, tudo que aconteceu em minha vida será para sempre lembrado, e sempre tento ver o lado bom das coisas, o aprendizado que fica e a experiencia conquistada.
P.S. Mágoa mata. ;D
Jhoninho, bjs e estou com muita saudade.
Meu docinho de coco. lembra?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluira mágoa só é mágoa quando vem das pessoas que gostamos ou amamos, "depois de viver tudo que vivemos,depois de tantos momentos,ou, ela sabe como eu sou...(mesmo se conhecendo a pouco tempo), como ele(a), teve a coragem de falar,pensar ou de fazer, isto comigo!!".( e isto pode ser qualquer coisa!!)..rs..o fato é que nem sempre as pessoas são aquilo que esperamos que sejam! elas simplesmente são...é mágoa, misturada com raiva e uma grande dose de amor de paixão!..e isso vale p amigos, familiares, enamorados, enfim para todos!..e perdoar não é fácil...pedi perdão então...e a mágoa cresce devido as atitudes do outro, e se um dia eu pensei em pedir desculpas...o pensamento é certo... vontade é uma coisa que dá e passa!...
ResponderExcluirGostei muito da sua reflexão sobre mágoa e respondendo a sua pergunta posso dizer que a mágoa esta relacionada a uma frustação diante de uma expectativa de fazer dar certo e voltar a ter aquelas coisas boas...
ResponderExcluirDaí por algum motivo qualuqer depois de não dar certo,percebe se que o tempo passou e muita coisa se perdeu e a mágoa tomou conta do peito,envenenou todo o corpo ....a cabeça nessas horas briga com o coração tentando justifica o que deu ou não deu certo, misturando todas as recordações...Nem sempre é fácil administrar a mágoa.E nem todos estão preparados para perdoar.Digo perdoar de coração e não da boca pra fora.
Gostei muito da sua reflexão sobre mágoa e respondendo a sua pergunta posso dizer que a mágoa esta relacionada a uma frustação diante de uma expectativa de fazer dar certo e voltar a ter aquelas coisas boas...
ResponderExcluirDaí por algum motivo qualuqer depois de não dar certo,percebe se que o tempo passou e muita coisa se perdeu e a mágoa tomou conta do peito,envenenou todo o corpo ....a cabeça nessas horas briga com o coração tentando justifica o que deu ou não deu certo, misturando todas as recordações...Nem sempre é fácil administrar a mágoa.E nem todos estão preparados para perdoar.Digo perdoar de coração e não da boca pra fora.