........Na noite da última terça-feira tive a oportunidade de ir ao cinema – depois de meses longe das poltronas quase confortáveis do Bangu Shopping – assistir ao melhor filme nacional dos últimos tempos – minha opinião, não discuta. Nosso Lar, livro ditado pelo espírito André Luis com psicografia de Francisco Candido Xavier, está conseguindo mover mundos de platéias por todo o Brasil na condição de longa metragem.
........O desenvolvimento não pode ser questionado em momento algum. Provavelmente o leigo que não conhece a história foi ver “apenas mais um filme nacional”. Eu, Kardecista e pesquisador da cultura espírita, pude vislumbrar um dos melhores trabalhos de pesquisa já feito para a confecção de um filme nacional. Primeiramente, o protagonista Renato Prieto deu um verdadeiro show na pele de Andre Luis, espírito que ditou o livro “Nosso Lar”. Porém , a parte mais interessante é o que poucos sabem.
........Tudo o que foi visto na telinha do cinema foi resultado de longas pesquisas por parte da equipe de produção do filme. As definições estéticas de “Nosso Lar”, bom como seus prédios, ruas, avenidas, ministérios e tudo mais partiram do desdobramento* realizado em março de 1979 pela médium Heigorina Cunha, sendo esta conduzida e orientada pelo espírito Lucius. Posteriormente, Chico Xavier e seu mentor Emannuel confirmaram os desenhos como sendo de “Nosso Lar”.
..........DESENHO DE HEIGORINA CUNHA..............................CENA DO FILME "NOSSO LAR"
........Logo que desperta após o desenlace material, Andre Luis (Renato Prieto) se encontra perdido no Umbral. Ai encontramos um novo elemento de pesquisa intensa por parte dos produtores. De acordo com o próprio livro “Nosso Lar”, o Umbral é “o local destinado a limpeza dos resíduos mentais do espírito antes de sua chegada definitiva ou intermediária ao Nosso Lar”. Porém, muitos outros livros incorporam e designam o Umbral, com destaque para o livro “Memórias de um suicida”, ditado pelo espírito Camilo Castelo Branco e psicografado por Yvonne do Amaral Pereira. O referido livro designa o Umbral como “lugar escuro, repleto de espíritos perturbados, que por terem terminado suas vidas antes do tempo previsto ou não terem aproveitado suas vidas para seu crescimento espiritual, devem ficar naquele espaço de sofrimento e dor até seu desenlace total da vida carnal”. No filme, o Umbral é visto exatamente desta forma, levando algumas pessoas a ficarem com medo.
........Acima de tudo, o que eu – pessoalmente, óbvio – mais gostei no filme foi a capacidade de, mesmo depois de desencarnado, Chico Xavier e seus mentores conseguirem unir todas as raças e credos em volta de suas obras. Em que momento de sua vida você já imaginou uma caravana de evangélicos irem assistir um filme categoricamente espírita? E católicos? Budistas? Pois é, todos foram. Só na minha sala deviam ter uns 50. Então, mais uma vez, comprova-se que a fé é feita pelos homens e, como diz papai, acredita quem quer. Eu acredito? E você?
........Beijos nas queridas, apertos de mão nos queridos. Até a próxima.
GLOSSARIO
Desdobramento - Desenlace temporário do espírito do corpo físico. Comum durante o estágio de sono.
* Crônica protegida por licenças Creative Commons. Reprodução permitida mediante apresentação dos créditos do autor.
** Para publicar, exponha os seguintes dados: Autor: Jhonatan Romão (www.jhonatanromao.blogspot.com)
olá Jhonatan
ResponderExcluirSou espírita e fico feliz de saber que pessoas de outros credos religiosos estão apreciando o filme. Também alegra-me a forma fraternal de como foi incutida na tela: A governadoria com vários simbolos religiosos e até mesmo durante a produção do filme em que uniram-se pessoas de vários credos religiosos e nacionalidades com um só objetivo: passar a mensagem fraterna e universalizada a todas as naçoes.
Fraterno abraço,
Geraldo valintim
www.valintim.blogspot.com
Olá Jhonatan tudo bem? Amei o seu comentário cheio de coerência e exclarecimento! Que todos que ainda não acreditam nesta verdade,possam "abrir " seus corações para esta Boa Nova! Estou muito feliz por fazer parte desta Doutrina de luz! Fique com Deus! Abraços Fraternais da Cyntia Narazaki.
ResponderExcluirOlá Jhonatan!
ResponderExcluirO assunto tratado no filme Nosso Lar, é de interesse universal, independentemente de religião, até os ateus estão correndo aos cinemas, embora muitos não admitam.
Eu acho que a vida não acaba com a morte do corpo físico.
O filme passou uma mensagem muito "legal", mexeu até em quem não acredita, pois fez muito marmanjão pensar e refletir sobre alguns valores morais, porisso, acredito que o filme atingiu o seu objetivo.
Luiz Lira da Silva - São Paulo-SP
Li um comentário sobre o filme onde a pessoa dizia: "Não vi e não tenho vontade de ver porque não acredito".
ResponderExcluirEu respondi ao preclaro irmão: "Eu não acredito que o homem-aranha existe e mesmo assim assisti com meu filho".
O filme é um primor, eu chorei do início ao fim, independentemente de religião, quem não acredita, pode assistir pela mensagem em si, pela importância de fazer o bem, a importância de uma oração, e por aí vai...
Anônimo disse...
ResponderExcluirLi um comentário sobre o filme onde a pessoa dizia: "Não vi e não tenho vontade de ver porque não acredito".
Eu respondi ao preclaro irmão: "Eu não acredito que o homem-aranha existe e mesmo assim assisti com meu filho".
O filme é um primor, eu chorei do início ao fim, independentemente de religião, quem não acredita, pode assistir pela mensagem em si, pela importância de fazer o bem, a importância de uma oração, e por aí vai...
Ass.: Luzia Duarte Nicolini
Li um comentário sobre o filme onde a pessoa dizia: "Não vi e não tenho vontade de ver porque não acredito".
ResponderExcluirEu respondi ao preclaro irmão: "Eu não acredito que o homem-aranha existe e mesmo assim assisti com meu filho".
O filme é um primor, eu chorei do início ao fim, independentemente de religião, quem não acredita, pode assistir pela mensagem em si, pela importância de fazer o bem, a importância de uma oração, e por aí vai...
Ass.: Luzia Duarte Nicolini
http://www.blogger.com/profile/05511840165938496362
Em particular gostei do filme pois foi bem elaborado, pena que não mostrou tudo com mais detalhes, como é o livro.
ResponderExcluirEu fico muito feliz em saber que várias pessoas de religiões diferentes estão abertas ao espiritismo, acho que todos deviam conhecer um pouco sobre ele, é incrivel como encontramos sentido em tantas coisas que acontecem no mundo... Sobre o filme, eu adorei, mas o livro tem muito mais detalhes e lições a se aprender!
ResponderExcluirAbraços
http://cely-umanovavida.blospot.com
Amei o filme também,tanto que irei comprar o DVD,e é interessante que nem só os espíritas foram ver o filme,pessoas de várias religiões,mas eu como kardecista,fico muito feliz em saber que minha religião está cada vez mais ganhando espaço na mídia,é uma religião que sofre muito preconceito e com esses filmes,novelas sobre o tema,ajuda de uma certa forma as pessoas entenderem o que é de verdade o Espiritismo! Adorei sua crônica sobre o filme,está de parabéns!
ResponderExcluirPedro Ivo Nogueira Silva!